Postagens

Mostrando postagens de julho, 2021

Porque plantar feijão?

Imagem
  Reflexão de hoje sobre o nosso Recanto Euroverde Algumas pessoas podem estar se perguntando : Por que plantar feijão na horta comunitária se a colheita não dará nem para fazer uma feijoada? Acho muito pertinente a questão! Mas a razão é simples. Estamos evitando comprar a terra preta e procurando o caminho mais longo do SPD (Sistema de Plantio Direto). Nosso solo é arenoso em alguns pontos e misto em outros. Não fizemos ainda a análise do solo e estamos investindo na ideia da agrofloresta em que uma planta se consocia com outras e todas contribuem para o enriquecimento das condições de nutrição do solo. O feijão, a soja, o milho e outros plantios estão contribuindo para isso. Inclusive conseguimos sementes de feijão guandú – excelente para esse fim! Um dia, se quisermos focar em produção, poderemos fazer a análise física periódica do solo e seguir as instruções de correções acompanhadas por um profissional. Mas sabemos que o solo se refaz, principalmente quando rece...

Para a saúde : um "shot" de cúrcuma!

Imagem
  Shot de cúrcuma com limão Lembramos da indicação da Eliane da Patrícia e da Meire para tomarmos, pela manhã em jejum, um “shot” muito especial que une as propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma com as anti-oxidantes do limão. Vai aqui a receita : Ingredientes Uma colher de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó Um limão espremido Uma pitada de pimenta cayena Uma pitada de pimenta-do-reino Meia colher de chá de gengibre ralado Modo de preparo Para preparar, basta misturar todos os ingredientes e beber logo em seguida. Consuma pela manhã, antes da primeira refeição. Você também pode consumir antes do almoço e ou jantar, o recomendado é que você, sobretudo, beba o shot até duas vezes por dia antes das refeições mais pesadas, para ajudar na digestão. Quem quiser pegar, temos lá, guardadas no Recanto! É só entrar em contato que dizemos onde está!!!

Os canteiros em primeiros plantios

Imagem
 No inverno podemos plantar algumas espécies  e principalmente cuidar das que estão plantadas. Mas o principal objetivo é, neste período, fertilizar mais o solo dos canteiros, sem precisar comprar terra preta. Hoje plantamos e semeamos nos canteiros prontos e adubamos -com humus de minhoca - e cuidamos das mudas de cítricos.