Lixo Zero nas cozinhas

 


O principal passo para utilizar tudo que passa por sua cozinha é antes de tudo QUERER.

Daí, basta separar diariamente os resíduos orgânicos como cascas de legumes, verduras, frutas e colocá-los em um balde com tampa em camadas intercaladas com pequena quantidade de terra em camadas homogêneas.

Mesmo sem minhocas esse processo de cobrir os restos e mantê-los tampados evita odores e entrada de insetos, promovendo um ambiente anaeróbico favorável à compostagem.

Acompanhar o que ocorre, revirando a terra  a cada semana ajuda a acelerar o processo que deve levar entre dois a três meses, dependendo do material compostável.  

Que resíduos podem ser colocados na composteira?

Frutas, verduras e legumes, borra e filtro de café, casca de ovos, grãos e sementes e sachês de chá usados.

NADA de carne, por favor!

Alguns outros itens também podem ser utilizados na compostagem, de forma moderada, pois seu excesso pode dificultar o processo -  flores e ervas aromáticas, restos de alimentos preparados, frutas cítricas e laticínios.

Quando seu balde estiver cheio pode levá-lo para o Recanto pois teremos um espaço preparado para que a compostagem aconteça no tempo certo.

Assim, mãos à obra!

O Recanto, o Residencial, a Granja, a Cidade o País e o Planeta agradecem !                                               Achamos que até a Galáxia agradecerá!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ideia - concepção - sopro - possibilidades

Compostagem com pó de café, fácil fácil!